quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Maruni - a rotina



tava devendo esse post.

sempre que ia escreve-lo achava que teria algo novo para escrever nele e por isso adiei sua publicação. de fato, havia sempre algo novo a ser aprendido ali.

então vamos por partes.

para quem não sabe, Maruni é o nome da gráfica onde trabalhei.

o que eu fazia?

basicamente o mesmo trabalho que fazia na Mais, mas sem criatividade. estou usando um mac com illustrator CS e faço layouts de anúncio, cartazes de eventos, painéis e algumas ilustrações. outro dia, entrei numa loja de conveniência e ali estava um cartazitcho que eu tinha feito :) foi divers.



acontece que os layouts já vêm todos rafeados (rascunhados) com indicações de onde pôr o texto, a foto, o deseinho, o tipo de fonte, as cores etc. a coisa acabava ficando praticamente mecânica.

a rotina?

uia. tomem um folego antes.

chegar na fabrica, ir até o refeitório onde estão os armários, pegar as coisas, vestir o uniforme (que não deve ser usado na rua, portanto a gente não pode vir vestindo ele) ir até o prédio da gráfica, dar bom dia a pessoa que está ali na frente somente para dar bom dia para todos os funcionários que chegam e gravar o nome de quem se atrasa (todos se revezam nessa função) e bater o ponto antes das 7:40.

depois, tirar os sapatos, por os sapatos brancos e subir até meu setor, o de "criação". ao chegar, cumprimentar todos com "bom dia" e dar entrada no seu código de barras. cada um tem um número e um código de barras, de onde saem os relatórios sobre seu trabalho.



eu sou o 080701. o processo para dar entrada no código é: F1+080701+ "pit que estou fazendo" (de manhã, logo que chegamos temos que colocar: nenhum pit)+botão verde. ligar seu mac e esperar até as 7:58 fazendo qualquer coisa. as 7:58, dar saída no seu código: F4+"número de pits que fez" (de manhã, sempre 0)+botão verde.

as 8h, começar o radiotaiso, a ginastica laboral. todo dia, um funcionário vai na frente liderar a ginástica que é sempre igual. os outros se colocam, sempre, nos mesmos lugares. não importa se o seu lugar esteja sob um sol torrante no verão. e enquanto fazem a ginástica vão contado "um, dois, tres, quatro..." todos juntos. no primeiro dia fiquei meio assustada. me senti dentro de um quartel. hshs. depois, a pessoa que lidera a ginástica diz o lema da empresa (que ainda não entendi muito bem :P) que termina com "vamos lá! vamos lá!" dito três vezes e repetido por todos a cada vez.

aí as pessoas se enfileiram por setor, sempre na mesma ordem. bem na frente, a pessoa que liderou a ginástica lê um pedaço do livro de conduta da gráfica, que foi escrito pelo fundador dela e tem umas 100 páginas. depois o lider de cada setor, que fica na frente da fileira, diz quantas pessoas faltaram. aquela primeira pessoa que ficava na frente dando bom dia diz quem chegou atrasado. chama-se quem vai fazer essa função no dia seguinte e ela vai lá na frente dizer "vou cumprimentar as pessoas amanhã". encerra-se a cerimônia do dia e cada um vai para o seu setor.

em cada setor há uma reunião novamente. todos em pé, em seu luga determinado. o lider cumprimenta todos e todos dizem o lema de qualidade da gráfica (que também não entendi muito bem ainda. hshs) e os 4S e 1H. os 5Ss da Maruni, uma coisa que o fundador da grafica inventou. é parecido com os 5S, mas a última palavra é "houkoku" (reportar). o líder diz "cumprimentar" todos se viram uns para os outros e dizem "bom dia" (colega), "seja bem-vindo"(ao trabalho), "obrigado" (pela presença). o líder diz a pauta do dia, encerra a reunião e cada um vai trabalhar.

antes, entrada no código de novo: F1+080701+pit que estou fazendo+fase do pit+botão verde. dá o sinal das 8:15 (sim, toca tipo um alarme de fábrica mesmo) e as pessoas começam o trabalho.

ufa.

10:00 toca de novo o alarme (a pessoa tem que ficar de olho no relógio para não levar um susto com o barulho que o negócio faz) e temos 10 minutos de intervalo. antes de sair do intervalo, dá saída no código de barras: F4+"número de pits que fez"+botão verde. nesse intervalo, e somente NO INTERVALO, as pessoas podem ir ao banheiro, tomar e comer algo (que trouxeram de casa). depois do intervalo, dá entrada no código de barras. o processo se repete cada vez que a gente para e recomeça a trabalhar.

do meio-dia as 12:40 temos um intervalo para o almoço. maioria das pessoas leva seu almoço pronto de casa, e alguns encomendam, no dia anterior, o bento da empresa. eu levo o bento de casa, que faço na noite anterior. como o intervalo é muito curto, é comum as pessoas deixarem de almoçar para pagar as contas ou tratar de alguma coisa pessoal.

15:00 temos outro intervalo de 10 minutos e 17:20 termina o expediente. bato o ponto e vou embora. mas acho que sou a unica que saio no horario. todos fazem hora extra. alguns saem as 23, 24:00 TODOS OS DIAS.

aahan.. não é mole.

:)

6 comentários:

Adriana Sugimoto disse...

Que loucura, isso!

E como vão as coisas?!

Bjs!

Louise Kanefuku disse...

vão bem :) to tocando a agência. tomara que de certo. hehe. e tu?

bjs!

Adriana Sugimoto disse...

Fui efetivada na semana passada!!!!

E agora, estou pensando no meu TCC!

Louise disse...

massa! ano novo, vida nova :) foi efetivada no Terra?

bj!

Adriana Sugimoto disse...

Sim!!!!!

Temos que combinar um dia para bater um papo! Contar as novidades do Japão! : )

metaleiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.