terça-feira, 1 de julho de 2008

Primeiras fotos



oi oi oi

depois de muito custo, estas são as primeiras fotos! to no meu trabalho publicando, mas o navegador fecha toda a hora :( sobre o trbalho, está sendo legal. mas a rotina de trabalho é bem diferente. é tipo firrrma mesmo.

o horário começa oficialmente as 8:30, mas todos tem que chegar e bater o ponto as 7:40, para fazer ginástica e reunião de pauta. quem não chega as 7:40, tem que justificar seu atraso na frente de todo mundo, depois da ginastica.

as 8h começa a ginastica, sempre a mesma, mas lierada por um funcionario diferente a cada dia. depois tem tipo um grito de guerra (ainda não decorei - nem entendi). daí as pessoas param em fila e se fala quem faltou e quem chegou atrasado e porque. depois se lê um pedaço do livro com regras de conduta. aí cada grupo vai para seu setor, onde se cumprimentam, dizem alguma frase, proclamam os 5s e fazem uma reunião de pauta. isso todos os dias :P

para entrar no meu setor, tenho que usar um tenis diferente do de fora (deixo o sapato no armário - foto lá em cima). o refeitorio é do lado de fora e o banheiro tb, de forma que ficams toda a hora tirando e botando os tenis. as 10h tenho um intervalo de 10min, que é avisado por um sinal tipo esses de recreio. mas bem alto. mesmo. ao meio dia temos 40min para almoçar. as 15h mais 10min de intervalo, e as 17:20 terminamos. mas a maioria ainda fica mais um pouco. agora são 19h e a sala ainda está cheia.

ah, o banheiro daqui é assim (essa é uma imagem da internet, mas a privada é igual):



ontem me aventurei. no final, deu tudo certo.

agora as fotinhos que tirei. gravei mais videos do que tirei fotos, mas não consegui publicar os videos ;(

este é um anúncio no meio do balcao do supermercado. tem vários desses pelo super.



este é um mac japones. acabei comendo (nunca faço isso no brasil) porque em relação as outras coisas o mac sai barato, e tinha um hamburguer de Teriyaki (um molho japones). bom.



este é o shoutengai. o principal centro comercial de Yamaguchi. sobre o tamanho da cidade, falei para alguns que tinha a população de porto alegre, mas estava enganada. hshs. a populacão de porto alegre é mais ou menos igual a população da provincia toda de Yamaguchi (que tem a área da grande porto algre aprox.). então, é uma cidade pequena. mas fofa. ela é conhecida como pequena Kyoto, porque tem várias construções em estilo tradicional.



esta é uma das construções antigas. fica bem perto do apartamento da outra bolsista brasileira - 10min de bici do meu ape. lindo.



esta é a paisagem da ida até uma loja de eletronicos, temos que atravessar uma ponte. muito legal. na volta, usamos os faróis da bici, que funcionam pelo movimento das rodas ;)



e esta é a Ryoukotchan, minha colega de trabalho. ela e a Naomi é que estão responsáveis por mim, e me ensinam tudo. e tem coisa para aprender. pq aqui é tudo diferente.



esta é a naomi ;)



este é meu uniforme e o local onde deixamos as coisas.



bjos, bjos!

6 comentários:

Clarissa T disse...

êeee! linda. primeiro e-mail, primeiro comentário ;)
é a saudade.

Yuri disse...

Oi nê! nossa q legal q tu tá aí! sério q as privadas são assim msmo?! e as comidas? põe umas fotos do JK tb! a mãe falou q tu teve q comprar umas coisas! bjus

Nico disse...

privadas turcas no japão: nota-se que nunca obrastes pelas estradas do Brasil.

Louise Kanefuku disse...

é yu, a privada do trabalho é assim mesmo :P fotos do ape eu no tirei muito, mas tem um videosinho no youtube. pode mostrar para a mãe e para o pai, mas não sei se o pai não vai ficar brabo. hehe

bjs

tatymiyabe disse...

oii Shizu!!
mto tri teu blog..td d bom nessa tua nova fase..ahh neh escapou d novo d pagar mico com a gnt no engekai :p ano q vm n escapa hen hehehe
bjooss se cuida!

Adriana Sugimoto disse...

Já q eu estou desatualizada, me diz onde tu está trabalhando hehe, que eu não sei ainda!!!