quarta-feira, 30 de julho de 2008

Obentou, a marmita japonesa

Sim, meu blog está de cara nova! e esta foticho ai em cima fui eu que tirei (com uma mãozinha do seu iPhoto).

Mas então, um pouco de cultura japonesa. Hábitos alimentares, propriamente dizendo. Aqui é muito comum comer bentou. O bentou (べんとう)é tipo uma marmita, geralmente fria. Assim como a marmita, tu pode preparar em casa (o que eu faço) ou comprar pronto. Aqui existem grandes redes de bentou, como o HottoMotto, por exemplo, especializado em fazer essas marmitas. No supermercado aqui perto de casa, o bentou custa a metade do preço depois das 8h (porque de um dia para o outro a comida fica ruim), o que me permite comer eventualmente uma bandeja de sushi de salmão, anchova e atum, junto com uma porção de massa por 2 dólares. Você também pode encontrar bentou nas lojas de conveniências (que estão por toda a parte aqui e não têm nenhuma relação com postos de gasolina) mas por um preço um pouco mais elevado.

E no que o bentou se difere da marmita? Pelo tipo de comida, geralmente japonesa (com excessões, como o meu que já levou strogonof e macarrão), pela consequente temperatura fria e pela maneira de embrulhar. Então aqui vai uma aulinha de como embrulhá-lo:



Antes de virem para o Japão, aprendam a fazer seu bentou :D

bjos!

9 comentários:

Unknown disse...

comentário tipo mãe:

tu tá comendo direito, além de embrulhar certinho? hehehe.

te achei tão magrinhaaaaaaa.

saudades. ;*

Louise Kanefuku disse...

ahh, que querida ;)
pode deixar. a megreza é por comer certinho mesmo. a comida daqui é bem light. nada de gorduras trans.. ai que saudades de um sanduiche de carne de panela, um bells burguer..

bjos, bjos

Marco disse...

bonitinho é tu. bonitinhA
mas tem q enxer mais esse obentouzinho ai, hehe
bjos

Louise Kanefuku disse...

aaah.. mas se eu encher muito o bentouzinho, vo deixar de ser bonitinha. hhshsh

Gabi Tolotti disse...

Igual aqui nos States sem gordura trans... Aqui os alimentos tem mais de 100% da necessidade diaria de vitamina... Eu disse cada alimento...
Manda uns Obentou pra ca...
Bjocas

Louise Kanefuku disse...

hehe. que legal que tu ta espiando meu blog, Gabi. Como tão as coisas por ae?

bjos

ps: ya, amercians need more obentous on their lives.

Unknown disse...

Aaa eu achei seu blog por acaso e achei uma gracinha sua apresentação do bentou, parabens! Muito kawaii *__* Agora eu quero aprender a FAZER bentou T___T

Kim Kaya disse...

Eu queria saber o que vcs costumam colocar DENTRO das Obentou
=(

Louise Kanefuku disse...

Kim, a comida é variada. No meu caso, eu levava muito arroz e molho curry, ou ovo com nira, ou arroz com furikake e algo mais. e comia sempre frio :P te indico esse blog: http://justbento.com/ para ver as mil e uma maravilhas que se faz com bento!