quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Cerimônia de Sencha



Depois de um tempo estou de volta. Fiquei um tempo sem postar porque minha camera está sendo concertada (depois que derramaram café nela ela não é mais a mesma...). Aí perdi um pouco o ânimo de postar sem fotos.

Mas pedi a máquina da Kaori e aqui estou eu de volta.

Há umas duas semanas atrás fui assistir a uma aula de Sencha (fazer trocadilho com esse nome é covardia; não vale ponto). No Japão existem vários tipos de chá, sendo um deles o Sencha. Cada um dos principais chás tem seu próprio cerimonial. E para fazer a cerimônia, as pessoas praticam aulas. Cada movimento é friamente calculado.


Essa é a Nanako, uma das alunas. Faz a cerimônia do chá tri bem.

No Sencha a pessoa que serve faz o chá em 5 pequenas xícaras. No bule do lado esquerdo da foto, em cima de um pedestal fica a água quente. Dentro do pedestal ficam as brasas. No chão, num cestinho marrom estão as brasas que são colocadas no pedestal. Em cima da mesa está o guarda-napo para secar, o bule do chá, a erva, o bule de água e as xicrinhas.

Na cerimônia, o chá é relizado duas vezes. O chá é feito uma primeira vez e servido (por outra pessoa que não é a que faz o chá). A louça é recolhida cuidadosamente por essa mesma pessoa. Existe uma maneira correta de tomar o chá, e colocar a louça na bandeja de quem recolhe. Na cerimônia, que é praticamente um teatro, todos cumprem um papel e tem que cumprir adequadamente sua função, com os devidos gestos e falas (depois que se toma o chá deve se elogiar a louça). Voltando, depois que a louça é recolhida, serve-se algo doce, uma coisinha pequena, para contrastar com o sabor amargo do chá.



Também há uma maneira certa de pegar e comer o doce. O chá é feito e servido novamente e a louça é recolhida (de forma diferente da primeira vez).

A cerimônia dura cerca de 40 minutos e todos os participantes têm que ficar sentadinhos daquele jeito sobre as pernas. Eis que não me aguento mais de dor, e peço para sentar de outra forma, quando a professora me aparece com esse banquinho de bolso.
Isso mesmo.











E pior que funciona (mas talvez só com um popo japonês. hehe). Dá para sentar e ficar um bom tempo numa boa.

Ao final da aula, uma fotinho com a turma :)



Do meu lado direito está a professora. Naquele dia, descobri que ela também dá aulas de Shodo, a caligrafia japonesa. E na segunda seguinte fui fazer aula de Shodo.

Fica para o próximo post ;)

bjs!

2 comentários:

Clarissa T disse...

traz um desses banquinhos pra mim. meu popo não é japonês, mas eu acho que cabe, ahahhaa.
beijos mil

Louise Kanefuku disse...

hihihi. esse a professora comprou em Kyoto (umas 7 horas daqui). Mas quando eu for, procuro um para ti ;D

bjos querida