terça-feira, 23 de setembro de 2008

Shimonoseki



Terça passada eu e a Kaori (a outra bolsista brasileira) fomos até Shimonoseki, a cidade que fica bem na ponta da ilha principal do Japão, ainda dentro da provícia de Yamaguchi, há umas duas horas daqui. Havia um evento de abertura da exposição de uns painéis sobre os 100 anos de imigração japonesa no Brasil e fomos convidadas a participar do evento.

nota: nesse final de semana vai ter um evento do centenário em Porto Alegre, para quem gosta de cultura japonesa é uma boa dica. minha mãe vai fazer uma apresentação de dança lá ;)

Nos ligaram uma semana antes pedindo para cantar e sambar. Sim, isso mesmo. Acabamos aceitando para não fazer desfeita. Escolhemos "País Tropical" para cantar e "Deixa a vida me levar" para "sambar". Não entrarei em detalhes sobre nossa humilde apresentação mas posso dizer que foi rápida, 3 minutos de cada música e deu. E não se poude ouvir nossa voz pq a do Jorge Ben Jor era ben (ops) mais alta. Ainda bem.

O evento de abertura começou mais ou menos ao meio dia e terminou meio-dia e meia. Mas o divertido foi passar o resto do dia passeando pela cidade com um guia motorista e tudo pago. Almoçamos num restaurante tradicional bem delícia e começamos o passeio num mirante em que se pode ver toda a cidade e a outra ilha do Japão que está ligada a Shimoneseki por uma ponte.







Depois fomos a uma antiga casa da família Morite (a mesma família que tinha uma casa que fomos visitar em Hofu e postei aqui) em Shimonoseki. Lá nos vestiram com roupas tradicionais.

sim, eu peguei a mania dos japoneses de fazer o paz e amor nas fotos.






Nossos guias e as senhoras que nos vestiram:



Depois, a melhor parte: nos vestiram de samurais!! A Kaori era o Musashi (o samurai mais forte do Japão) e eu era o Kojiro (o samurai mais bonitão, que foi morto pelo Musashi)



é por isso que eu só apanho.





hehe.

Dali fomos para um aquário muito lindo. Não só pelos peixes e outros bichos, mas pela arquitetura também. Chegamos 5 minutos antes de começar o show dos golfinhos. Nunca tinha visto golfinhos. Uma graça. Queria levar um para casa.







óóhhh..



um esqueleto de baleia de verdade e em tamanho real





Para terminar, uma janta ao ar livre no porto de Shimonoseki (ao fundo, o prédio do aquário).





Ali, encarei esse apetitoso caramujo



e esse sushi de lula (assutada)



as pessoas de Shimonoseki que foram jantar com a gente



Como acabou ficando tarde, tipo 9:30 (o que é bem tarde para os japoneses) eles nos deram a volta de trem-bala :) Como era de noite não deu para ver o quão rápido o bicho anda, mas era bem confortável e o trecho que levaríamos duas horas para fazer de trem normal levamos 30 minutos.



O que, no final, não fez muita diferença já que eu e a Kaori acabamos perdendo o trem que tínhamos que pegar depois. Aí, chegamos em Yamaguchi quase na mesma hora que chegaríamos de trem comum.

Mas enfim. foi um dia divers.

Nenhum comentário: