sábado, 4 de outubro de 2008

Bonequinhas de Washi



Semana passada fomos em uma exposição de bonequinhas de washi lindas. A exposição foi numa pequena galeria daqui de Yamaguchi. A artista faz trabalhos em parceria com a nossa professora de shodo. A parte textual dos trabalhos é feita pela minha professora. Encontramos a artista na exposição e ela nos explicou um pouco do processo. O washi é um papel japonês feito de fibra vegetal. Segundo a artista, ele é bem resistente e pode ser moldado e tingido facilmente. Ela usa cola e água para moldar as bonecas, num processo parecido como o do papel machê, q endurece depois de seco. As bonequinhas são recheadas de algodão e os dedos das mãos e dos pés - impressionantes - são feitos com arame por dentro.

O legal da exposição, além da habilidade técnica é a harmonia dos pequenos cenários que ela montou: as flores, que também são feitas de papel, os panos, o movimento e o humanismo dos gestos dos personagens. Eles parecem ter sido pegos em flagrante em gestos cotidianos. muito bonito. enjoy it:








Essa bonequinha da frente pedindo "por favoor", eu ganhei da artista. muito lindinha. os japoneses são os reis dos tchucos.




























"meu, mó gatinha aquela mina." hshs.

boa ação do dia: agora estão linkados os blogs de alguns queridos amigos ;)

3 comentários:

Lilie disse...

Que bonequinhas lindas e delicadas!
Muita coordenação motora!

É sempre bom dar uma espiadinha aqui para saber novidades tuas e do japão.

Beijos, Liége

Mariane Senna disse...

simplesmente lindo!!
cada vez que passo por aqui além de matar a saudade tenho uma surpresa maravilhosa direto do outro lado do mundo!

Beijos, Mari.

Louise Kanefuku disse...

o trabalho da artista é lindo mesmo né. bom saber q tem meninas de bom gosto dando uma espiada por aqui ;D

bjos queridas!