domingo, 10 de agosto de 2008

Tchoutin matsuri



Semana passada teve o Tchoutin Matsuri aqui em Yamaguchi. O tchoutin são as lamparinas vermelhas que efeitam o festival. Segundo meu professor de japonês, havia cerca de 60 mil tchoutins nesse festival. Os tchoutins são acesos com velas e a cor vermelha junto com o movimento da chama deixa o festival muito bonito.

O festival foi na quarta e na sexta passada. Conseguimos um yukata emprestado e fomos ajudar a acender os tchoutins :)



E é assim que se faz (participação especial de Kaori e o meu chefe):




A bolsa de presente da Clá e da Aline e as Havaianas do Marcelo :D







E eis o resultado do nosso trabalho!



Os tchoutins efeitavam todo o shotengai (o centro comercial) e eral acesos pelos logistas e pelas instituiçoes interessadas, como universidades e grupos interessados por cultura.





Depois de ajudar a acender os tchoutins, fomos aprender a fazer o kakegori (as raspedinhas de gelo). Bem divertido. Depois ainda ganhamos um para refrescar.



Este festival também tinha os mikoshis (um pequeno altar com o espirírito de uma divindade que é carregado por pessoas) mas estes eram rodeados de lamparinas.



Obviamente, o comentário sobre o cheiro e os shorts eram irônicos. hshs

Acho que este foi o festival mais bonito até agora. Deu para tirar umas fotos legais.











isso :)

3 comentários:

Marco disse...

muito bonito, quanto será q custa um desses pra se colocar em casa?
bjs

Louise Kanefuku disse...

parece que no dia do festival era uns 300 ienes (3 dolares), mas eu não vi vendendo :( vou ver se acho em algum lugar.

Clarissa T disse...

que lindo. como tem eventos por aí...
tu ficou o máximo de "roupão"+ havaianas+bolsa (tô brincando!!). eu tb quero um destes... meu aniversário é daqui a 2 dias =)