domingo, 28 de setembro de 2008

Campeonato de Softball



Terça passada participei de um campeonato de Softbol.

O softbol é um tipo de basebol mais leve, mais "soft". A bola é um pouco maior (o que deixa ela mais lenta e menos perigosa) e o campo é menor (assim, as pessoas não precisam correr muito). Ele também pode ser jogado por mulheres, diferente do basebol, que é para homens.

No Japão, tanto o softbol quanto o basebol são quase como o futebol do Brasil. Você vê pais e filhos praticando catchball ("pegar a bola") nos parques. As pessoas têm seus times favoritos e as vezes assistem jogos nos estádios. Disse que é "quase" como o futebol do Brasil, porque não deve haver nada igual ao futebol no Brasil no mundo todo.

Participei do campeonato amistoso pelo time da gráfica, a Maruni. Participei porque me disseram que as bolsistas anteriores todas participavam pq eu, apesar de ter jogado algumas vezes no Brasil (se pratica softbol uma vez por semana na colônia japonesa de Ivoti), sou um zero a esquerda, へた (heta) em japonês. Mas eu confesso, e qm me conhece sabe, que eu so chegada nesses eventos esportivos. hshs. Tava tri empolgada :D

Minha colega da gráfica me pegou as 7:30 da manhã (em pleno feriado) para me levar para o local do jogo. Chegando lá juntamos o pessoal e depois de ouvir as regras básicas todos se enfileiraram para fazer o radiotaisou (ginástica do rádio).

Eu não estava acreditando. Queria me matar porque, como fui fazer a ginástica junto, acabei não pegando a máquina e não consegui filmar a situação. A minha amiga japonesa com quem deixei a máquina, obviamente, não se deu conta de quão engraçado era aquilo tudo e só tirou umas fotos de mim.


(eu sou a menina de braços abertos (diferente de todo mundo. hehe) lá no fundo, de camiseta escura)

Agora imaginem cerca de 200 pessoas, na maioria homens fazendo essa ginástica (achei no Youtube o videozinho da clássica ginástica japonesa):



É SÉRIO. As pessoas fazem assim mesmo, sem exagero. TODAS (felizmente, não com essa mesma roupa).

Essa é a mesma ginástica que faço no trabalho e é a mesma ginástica (inclusive com a mesma música) que se faz nos Undoukais (gincanas familiares esportivas) aqui e no Brasil (nos Undoukais organizados por descendentes de japoneses).

Sim, EU JURO que fazemos isso todos os dias de manhã na gráfica antes de começar o trabalho. Todos juntos. O melhor é ver os chefes bem concentrados. hshshshs. E ninguém acha engraçado. Só eu. hehe. As pessoas devem me achar uma abobada pq acho que sou a única pessoa que acha graça e se diverte fazendo a ginástica. e fico lá rindo sozinha. hahahaha.

Voltando ao campeonato...

Aqui os times enfileirados para se cumprimentar antes do jogo:



Aqui sou eu a caminho de dar uma super tacada. hehe. Até que eu acertei as bolas (mas quem sabe um pouco de softbol sabe que eu to toda torta. hshhs).



O que falei sobre pais e filhos? Hehe. Esse é um dos meus colegas da gráfica e seu mini filho com seu mini taco. óóóhhh...



E essa é a linda capinha térmica da minha colega. Ela é revestida com um tecido laminado e os bracinhos são a alça. que cuti cuti.



Ao lado estava acontecendo um campeonato de volei de colegiais. Fomos dar uma olhada e para a minha surpresa tinhamos que tirar os sapatos para entrar no ginásio:



Não conseguimos ver nenhum jogo porque tínhamos que voltar. Na saída, um bonequinho do Choru:



Esse é o mascote dos jogos japoneses que vai ser sediado em Yamaguchi em 2011 (Yu, vem p cá em 2011!!)

Na saída, ao invés de uma van de cachorro-quente...


um caminhãozinho de Takoyaki (polvo assado).

Não vou me ater as regras do jogo porque são muuuitas. Mas o objetivo da pessoa que dá a tacada é jogar a bola de forma que ela consiga correr até a primeira base (são quatro e elas formam um quadrado) antes que o outro time consiga levar a bola até ela. O método mais usado é jogando dando uma tacada que jogue a bola o mais longe possível. Assim o outro time deve demorar mais para buscar a bola e jogá-la ao carinha da primeira base.

Aqui, a Ryoukochan me filmou numa das vezes que consegui correr até a primeira base :)



(primeiro eu dou uma tacada em que a bola vai para fora do campo, daí não vale. Depois eu acerto)

Ganhamos três jogos e perdemos o quarto que nos levava para a final. Na disputa pelo terceiro ganhamos. Jogamos direto das 8:30 as 14:00 com apenas um ontervalo maior depois do primeiro jogo. Depois o intervalo era de 15 ou 20min :O no final a gente foi comendo o almoço (um mega bento com arroz, frango frito, peixe...) entre os intervalos. A Yuri ia se matar se visse aquilo.





No final do campeonato, alisamos o campo novamente. No melhor estilo "cada um arruma o que bagunçou" japonês.



Ficamos em terceiro. Ganhamos um troféu e uma caixa de cerveja. Eu ainda ganhei um troféusinho de pessoa esforçada. hshshsh.





Pior que achei bacana. Eles não premiam a pessoa com o melhor desempenho (no qual eu não teria a menooor chance. hhshshsh), mas aquela que se esforça mais (looooser. hshhshs).

Final das contas, voltei cansadíssima (acho que fiquei com ensolação porque fiquei mooorta de cansaso por dois dias) mas me diverti bastante :)

Um comentário:

Sanae Miyabe disse...

ganbatta ne Shizu hehehe ateh trofeu vc ganhou???!!mto legal os post
saudadess guria!