terça-feira, 19 de agosto de 2008

Rumo a Tokyo



Ufa! Esse finde fomos a Tokyo! Há muitas coisas para contar, então vou postar em capítulos. Mas o que posso dizer desde já é que Tokyo é tudo o que parece nos filmes. Muitos estrangeiros, arranha céus, arquitetura impressionante, lojas de grife, anúncios gigantes, muitas opções gastronômicas, museus, danceterias, bares, pessoas, pessoas, pessoas e mais pessoas.

Bom, esse primeiro post vai ser sobre a viagem de ida, que foi tipo uma aventura. No marketing, há uma teoria que diz que um cliente pode exigir somente duas coisas entre três de um bom fornecedor. As coisas são: qualidade, preço e prazo. Um cliente nunca pode ter as três coisas. Sempre que ele priorizar duas, terá que abrir mão da terceira.

Exemplos:
Uma viagem de trem bala de Yamaguchi até Tokyo, custa aproximadamente 200 dólares (somente ida) tem conforto e dura cerca de 5 horas = qualidade e prazo, sem um bom preço

Uma passagem de ônibus noturno custa cerca de 130 dolares e a viagem dura cerca de 10 horas, mas se vai de noite dormindo e se chega de manhã cedo = bom prazo e preço, sem qualidade.

Mas se o cliente priorizar muito um dos três fatores, pode ter que abrir mão dos outros dois.

Exemplo:
Uma passagem de trem comum que vale para um dia inteiro custa 23 dolares e ir de Yamaguchi-shi a Tokyo pegando 15 trens comuns dura 23 horas = sem qualidade nem prazo, mas com um bom preço.

Adivinha qual foi a nossa opção?

...

Então, aqui na Japão existe um bilhete chamado 18 kippu, que custa 23 dólares e te permite andar de trem comum por um dia inteiro em qualquer lugar do país. O Raul, bolsista veterano (há mais de quatro anos como bolsista no Japão), ns apresentou essa opção: comprar um ticket e ir pegando trem atrás de trem até Tokyo.

Informação importante: não há trens a noite.

Se sairmos da estação principal de Yamaguchi as 5:30 da manhã, chegamos em Tokyo as 11:30 no último trem.

Os riscos: Se perdemos um trem não conseguimos chegar em um dia e o bilhete perde a validade. Aí teríamos que começar a contagem a partir do dia seguinte, com um novo bilhete, o que dobraria o preço da viagem.

E ainda... como não moramos perto da principal estação de trem de Yamaguchi, teríamos que sair de casa na noite anterior, as 21:30 (último trem que nos leva até a estação principal) e passar a noite em uma loja de conveniência perto da estação. De outra forma, acabaríamos saindo muito tarde de Yamaguchi e não conseguiríamos chegar um Tokyo a tempo.

Conclusão: vai valer como experiência.

...

Quem? eu, Valéria (bolsista argentina), Elsa (mexicana), Lucia (peruana), Raul (veterano peruano) e seu amigo Akio (um fotógrafo que mora em Tokyo). Graças a Akio, temos boas fotos da viagem. Começando por essa:



Ah claro, a experiência deu um up grade no meu portunhol. heheh.

Quando? No feriado de Obon. Um feriado de três dias mais final de semana que tem aqui no Japão. Sairíamos na quarta a noite, para passar a quinta viajando e voltaríamos na segunda, passando a segunda viajando.

O plano:



Estes são todos os trens que tivemos que pegar em um dia. Se observarem os horários poderão ver que muitas vezes tínhamos que sair de um trem e entrar em outro em 1 minuto!

Nesses casos a coisa era mais ou menos assim:



Nos norikais (trocas de trens) maiores que 2 minutos, tínhamos que correr de uma plataforma a outra. Não havia intervalos maiores que 10min. Por isso, antes da viagem tivemos que comprar toda a comida e a bebida que íamos consumir no dia da viagem.

Este foi meu bentou de almoço :)



Bom, na verdade havia uma excessão. Um norikai de 30min, em que podemos ir ao banheiro e comprar um fast food. Adivinha qual foi a apçã?



A correria pode parecer estranha, mas além do curto intervalo, tinhamos que conseguir lugares próximos uns dos outros, porque durante a viagem o trem enchia e se estivéssemos separados iríamos nos perder.

Apesar de tudo, a viagem foi divertida. Fomos conversando e podemos ver umas paisagens bonitas.









E assim fomos, de trem em trem até a última estação:

c

Até chegarmos em Tokyo de fato:



Chegando na estação de Shinagawa em Tokyo, Kenji, o primo do namorado de Lucia foi nos buscar. Ai o dia seguinte fica para o próximo capítulo. heheh. aguardem.

:)

3 comentários:

Clarissa T disse...

que aventura, hein! muito legal. tu tá cada vez melhor nos posts... e agora com novelinha então, nem se fala. é tri bom matar a saudade aqui
=)
beijos mil

Louise Kanefuku disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Louise Kanefuku disse...

ee. obrigada, clá. vou continuar me esforçando para melhorar os posts (no melhor estilo kaisen, hehe).

bjos, bjos!