segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Velas japonesas



Este sábado fomos a uma apresentação de teatro japonês, aqui em Yamaguchi mesmo, num lugar mais retirado. Era um estilo de teatro antigo, do Período Edo - 1603 a 1867. Uma mistura de teatro com dança. A iluminação do teatro era feita por velas (muito bonito) e, antes da apresentação, aprendemos como essas velas são feitas.

Na entrada, ganhamos a programação de alguns folders com informações sobre as velas e o teatro e este lápis simpático com clips na ponta para fazermos anotações (um tchuco :)



Bom, a antiga técnica de fazer velas consistia em passar a cera camada por camada em volta de um fio de fibras (feito da mesma planta que se faz o tatame) até que o fio se torne grosso o suficiente para ser uma vela. O fio de fibras, que faz o papel do pavio, é sustentado por um espetinho de plástico (que antigamente era de bambu).



Passa-se uma camada de cera derretida (não está quente, uns 40 graus), espera secar, passa novamente, e seca. Como o processo é muito demorado, se fazem várias ao mesmo tempo. Assim:



No início do vídeo, a mulher explica que as velas podem ter cores e aromas diferentes dependendo da cera com que são feitas. Os sabonetes gigantes são as ceras em barra.


Mira que velhinha simpática.

Depois que a vela já está grossa o suficiente, se corta as pontas para que de um lado, saia o bastão que sustentava o pavio (feito de fibra) e de outro, saia uma pontinha deste pavio.



Por fim, temos uma vela linda com um fogo gigante. A vela tem um cheiro bom, de vela caseira (hehe, tipo pão caseiro, sabe) e não tem fumaça.



E foram as velas feitas com essa técnica que iluminaram o palco para a apresentação de teatro. Muito bonito.



Pode parecer um pouco chato, mas eu achei muito interessante. Aqui vai um trecho do início da peça :)



isso.

beijos, beijos.

2 comentários:

Marco disse...

que bonito. queria estar ai pra ver
:)

Louise Kanefuku disse...

então vem, vem ;)